April 23, 2024
Criado em abril de 2004 pelo Governo Federal e ampliado em 2006 para as redes de farmácias privadas, o programa chega aos 20 anos de fundação, mantendo o seu objetivo de democratizar o acesso a medicamentos essenciais à população, para algumas doenças. Os itens podem ser adquiridos de forma gratuita ou com até 90% de desconto.
Estes são os itens que integram a lista de produtos disponibilizados pelo programa para toda a população de forma gratuita ou com até 90% de desconto:
Qualquer cidadão brasileiro, independente de idade ou classe social, tem direito de retirar os medicamentos ofertados pelo Programa Fármacia Popular. Para isso, basta ir até uma farmácia credenciada, e que apresenta a sinalização “Aqui Tem Farmácia Popular”, portando a identidade, CPF e receita médica (seja de uma unidade de saúde pública ou privada).
Já no caso das fraldas geriátricas, além dos documentos oficiais do cidadão, é necessário também um laudo emitido por um médico. Para os absorventes, é preciso além do documento oficial com foto, a presença de uma autorização do programa Dignidade Menstrual, emitida através do aplicativo Meu SUS Digital.
De acordo com os dados levantados pelo próprio Ministério da Saúde, até o início de 2024, o programa já havia alcançado mais de 22 milhões de brasileiros, promovendo mais saúde e qualidade de vida para todos.
Além disso, mais de 31 mil farmácias são credenciadas ao programa em todo o Brasil. Para encontrar as farmácias que são credenciadas, clique aqui.
Para Castro Neto, CEO da Pacto Mais, empresa que atua a mais de 14 anos juntamente às farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular, a manutenção de um programa tão importante é de total relevância. “O Programa Farmácia Popular é uma iniciativa extremamente valiosa, pois ele atua tratando e também prevenindo problemas de saúde, fazendo com que os brasileiros tenham acesso à saúde, fazendo com que essas pessoas estejam saudáveis e possam ter uma melhor qualidade de vida. Então, qualquer investimento que seja destinado a ele é um investimento”.
Ao oferecer medicamentos gratuitos ou com descontos significativos, o Programa Farmácia Popular assume um papel importantíssimo na qualidade de vida dos cidadãos, contribuindo para o acesso à saúde de forma democrática, criando a possibilidade de que seja possível tratar doenças e promover a longevidade. Além disso, impacta nitidamente na economia dos brasileiros que utilizam medicamentos de forma contínua, e que precisam arcar com as despesas para o tratamento.
O Programa Farmácia Popular não é apenas uma iniciativa governamental, mas uma expressão do compromisso social com o bem-estar e a saúde de todos os cidadãos. Ao garantir o acesso a medicamentos essenciais, ele desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e saudável.
Assine gratuitamente nossa newsletter, e fique por dentro de todas as novidades do mercado de farmácia e Farmácia Popular.