September 23, 2024
Com um orçamento previsto pela Lei Orçamentária Anual para 2025 de $4,2 bilhões, o Programa Farmácia Popular apresenta força e ainda mais investimentos para todos. Em relação, ao de 2024, o valor aplicado ao programa foi de $3,4 bilhões, isso significa um aumento de quase 1 bilhão, comparado ao ano anterior.
O Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025 ainda deve seguir para o Congresso, onde será votado e então sancionado.
Com a previsão de execução de aproximadamente R$ 3,4 bilhões em 2024, o Programa Farmácia Popular trouxe diversas novidades neste ano, investindo em saúde pública de qualidade para todos os brasileiros.
O Ministério da Saúde realizou a inclusão gratuita dos absorventes através do Programa Farmácia Popular. A iniciativa faz parte do programa Dignidade Menstrual, programa criado pelo Governo Federal, que visa garantir o acesso gratuito a absorventes, para estudantes das instituições públicas de ensino, pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema.
Criado em abril de 2004 pelo Governo Federal e ampliado em 2006 para as redes de farmácias privadas, o programa chegou aos 20 anos de fundação em 2024, mantendo o seu objetivo de democratizar o acesso a medicamentos essenciais à população, para algumas doenças. Os itens podem ser adquiridos de forma gratuita ou com até 90% de desconto.
Em 2024, quatro novas doenças foram incluídas na lista de gratuidades do programa. sendo elas: Dislipidemia, Glaucoma, Rinite e Parkinson.
Isso significa que 95% de todos os itens do programa, são totalmente gratuitos e acessíveis a toda a população brasileira.
Com tudo isso, podemos esperar que os os investimentos propostos para 2025, ainda mais novidades poderão surgir, fazendo com que o Programa Farmácia Popular continue garantindo o acesso à saúde de qualidade para os cidadãos brasileiros.
Assine gratuitamente nossa newsletter, e fique por dentro de todas as novidades do mercado de farmácia e Farmácia Popular.