March 8, 2024

Com o aumento nos casos de dengue no Brasil, entenda o que a sua farmácia precisa saber

O que está acontecendo 

Logo no início de 2024, o Brasil já apresenta um salto gigantesco nos casos de dengue, em relação ao ano de 2023. De acordo com dados levantados pelo Painel de Monitoramento de Arboviroses, realizado pelo Ministério da Saúde, ao todo, mais de 300 óbitos foram registrados apenas durante os meses de janeiro, fevereiro e o início do mês de março.

Entre as regiões mais afetadas pela doença, o Sul e Sudeste lideram em número de casos registrados. 

O que o cenário farmacêutico tem registrado 

Diversas capitais brasileiras têm registrado uma procura excessiva por repelentes, indicados para serem utilizados na pele, com o intuito de espantar o mosquito causador da doença. Por conta disso, a ausência nos estoques viraram notícia, devido a grande busca pelos clientes. 

Outro ponto que se tornou uma grande busca pelos usuários de farmácias, foram os testes rápidos para a detecção da doença. Há três tipos de exame disponíveis no Brasil para detectar a doença: antígeno NS1, sorologia e RT-PCR.

Jauri Junior, farmacêutico especialista em Serviços de Saúde e Head de Serviços de Saúde e Negócios na Clinicarx / Interplayers, destaca que para as farmácias que desejam realizar os testes rápidos para a detecção da dengue, precisam estar atentas às legislações e cumprimento dos requisitos necessários. “As farmácias precisam cumprir com um programa de gestão da qualidade, precisam garantir os controles de procedência, transporte, armazenamento e a notificação de casos suspeitos, registro e prontuário, dentre várias outras questões. 

Além disso, os exames mais conhecidos que são realizados nas farmácias, são os exames imunocromatográficos, que são aqueles mais  populares, que é o furinho na ponta do dedo. “Esses exames detectam dentro da janela imunológica da dengue, em específico, a presença do antígeno do vírus da dengue dentro do organismo da pessoa, ou os anticorpos produzidos pela doença, que são o IgG e o IgM”.

De acordo com dados levantados pela Abramed, o número de exames positivos de dengue realizados na rede privada cresceu 114%, quando comparados aos períodos carnavalescos de 2023 e 2024. 

Jauri ainda pontua que os testes não são possíveis de serem realizados em casa, pelo próprio paciente, apenas os profissionais da saúde são autorizados a realizar. “ A prestação desse teste é um serviço, ou seja, não é a venda de um produto, ela necessariamente é realizada por um profissional de saúde, num ambiente apropriado.”

Em 2023 a ANVISA liberou a realização dos testes em farmácias, por profissionais devidamente qualificados. Sendo assim, ele só pode ser realizado pela farmácia ou em laboratório. 

Qual o papel da farmácia diante dos casos 

Os estabelecimentos farmacêuticos precisam estar preparados para demandas como epidemias, onde a população acaba buscando medicamentos e formas de prevenção que são vendidos em farmácias, aumentando de uma forma gigante a demanda do local.

“A farmácia é um ponto crucial, ela tem que assumir o seu local, o seu posicionamento como estabelecimento de saúde. Então é muito importante aproveitar esse momento, lembrando que a farmácia pode realizar todas as vacinas, e pouquíssimas exigem uma prescrição médica. Vacinação é o serviço de maior ticket médio, enquanto os exames rápidos são o serviço de maior margem markup”, como afirmou Jauri Junior. 

Por isso, as farmácias precisam então contar com o preparo de sua equipe, para lidar com a rotina e cuidados necessários, dessa forma, investir em capacitações constantes da equipe é um fator determinante para o bom funcionamento do local.

Além disso, se possível, considerar a implementação dos testes rápidos e vacinação, embora a vacina neste momento esteja em falta, é sabido que existem outras vacinas que chegarão ao mercado em breve. Além de garantir que boas plataformas e empresas estejam em parceria,  que realizam a padronização e implementação supervisão laboratorial controle de qualidade.

Conheça a Clinicarx

A Clinicarx é uma plataforma que auxilia farmácias, consultórios e clínicas a implantarem e gerirem serviços de saúde rentáveis e inovadores, como teleconsultas, exames rápidos, vacinas e check-ups.

Compartilhe no WhatsApp

Farmácia em Foco

Assine gratuitamente nossa newsletter, e fique por dentro de todas as novidades do mercado de farmácia e Farmácia Popular.

Obrigado! Seu formulário foi enviado.
Oops! Aconteceu algo de errado ao enviar o seu formulário. Atualize a página e tente novamente.

Recomendações de leitura